domingo, 20 de fevereiro de 2011

Inscrições já estão abertas

Soou o terceiro sinal e as cortinas se abriram para a realização da primeira edição do Festival Nacional de Teatro de Timóteo (Festim). Os grupos e artistas e interessados em participar do evento podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 16 de março. Toda a documentação necessária, bem como as demais informações e orientações estão disponíveis no edital  do Festival que também está disponível no site da Prefeitura de Timóteo e no blog do Grupo de Teatro Atempus. Também está já está liberada a lista de equipamentos do teatro.

Serão selecionados para o Festival doze espetáculos, sendo três de cada uma das seguintes modalidades: palco adulto, palco infantil, rua adulto e rua infantil. Os espetáculos serão apresentados ao público, durante os três dias de evento, e julgados por uma comissão formada por profissionais com qualificação técnica e artística.

Premiações
A premiação do Festival será destinada as seguintes categorias: melhor atriz, diretor, ator e atriz e melhor ator e atriz coadjuvante nas modalidades palco adulto, palco infantil, rua adulto e rua infantil. Também serão premiadas melhor iluminação e cenário dos espetáculos adulto e infantil da modalidade palco. Todos os espetáculos (independente da modalidade) ainda concorrerão aos seguintes prêmios: melhor texto, trilha sonora, figurino, maquiagem, revelação do festival, excelência profissional e júri popular. O espetáculo que receber maior quantidade de premiações receberá prêmio em dinheiro.

Faça já a inscrição do seu grupo!

Quem é o Grupo de Teatro Atempus


Criado em agosto de 2008, na cidade de Timóteo, o Grupo de Teatro Atempus é resultado da junção de ex-alunos do Curso de Teatro Arte em Ação, ministrado desde 2002 pelas professoras Rúbia Maroli e Lílian Araújo, por meio do Departamento de Educação e Cultura da Fundação ArcelorMittal Acesita. Em poucos meses de sua criação, o grupo mostrou a que veio e apresentou ao público o seu primeiro trabalho: a esquete teatral “Guerra da Água”. A peça foi exibida na mostra Arte Nossa e no Festival Arte Viva, da Fundação ArcelorMittal Acesita.

Em dois anos de estrada, o grupo já realizou algumas conquistas e marcou o cenário cultural de Timóteo e do Vale do Aço. Com o espetáculo “A Família de Arthur”, o Atempus representou a região em dois importantes eventos: Festival Nacional de Teatro de Congonhas (Profesteatro), recebendo indicação de atriz revelação; e o Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares (Fenta), em que recebeu indicação de melhor ator. O grupo também participou do Festival Arte Viva e da Campanha de Popularização do Teatro e Dança de Ipatinga, dois anos consecutivos.

Apostando na premissa que “o artista vai onde o povo está”, o grupo realiza alguns projetos culturais que leva para as ruas, bares e outros espaços alternativos da cidade um pouco de arte. São eles: "Gole de Arte", que leva performances diversas para os bares da região; e "Um Instante de Poesia", um recital de poemas que é apresentado nas ruas. E agora, o mais novo projeto e desafio do grupo será a realização do "1º Festival Nacional de Teatro de Timóteo", junto a Fundação ArcelorMittal Acesita e Prefeitura de Timóteo. 

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Timóteo realiza 1º Festival Nacional de Teatro

Considerado o segundo pólo cultural de Minas Gerais, o Vale do Aço se destaca no cenário estadual e nacional com mais um grande marco. É que a região se prepara para a realização da primeira edição do Festival Nacional de Teatro de Timóteo (Festim), que acontece entre os dias 29 de abril a 1º de maio. O evento é uma iniciativa do Grupo de Teatro Atempus em parceria com a Prefeitura de Timóteo e Fundação ArcelorMittal Acesita.

O objetivo do Festival é promover um intercâmbio cultural e a integração entre grupos teatrais e produtores culturais de diversos estados do país, além de propor a reflexão e difusão da produção teatral brasileira. A expectativa é que a região receba cerca de 120 artistas de grupos de diversos estados do país, para apresentação de espetáculos de diferentes gêneros, que serão exibidos no teatro da Fundação ArcelorMittal Acesita e coreto da Praça 1º de Maio (centro). Em breve, o edital para o Festim estará disponível neste blog.