domingo, 24 de abril de 2011

Conheça os jurados do Festim


CATEGORIA RUA / ALTERNATIVO ADULTO

Camile Gracian (Ipatinga/MG)
Formada pela Escola Municipal de Iniciação Teatral 7 de Outubro, em Ipatinga, a atriz teve sua experiência profissional consolidada em grupos de teatro do Vale do Aço, dentre os quais estão: Metamorfose, Farroupilha, Núcleo Esta-ação e Cia. Bruta de Teatro. Integrou o Núcleo Residência Cia. Clara de Teatro, de Belo Horizonte, onde esteve em constante formação com profissionais de renome. Atualmente, integra o núcleo de atores do Espaço Cultural Casa Laboratório.

Fernando Firmo (Brasília/GO)
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Brasília (UNB) e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fernando é mestre em Antropologia (UNB) e graduado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Um apreciador nato das artes em geral, em especial às cênicas, tem se dedicado a pesquisas sobre os afetos políticos na luta por direitos e cidadania.

João Valadares (Belo Horizonte/MG)
Atualmente é mestrando em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde março de 2009, atua como coordenador e professor da Escola Livre de Teatro no Serviço Social do Comércio (Sesc-MG) de Sete Lagoas. É formado pelo Curso Técnico de Ator do Palácio das Artes (Belo Horizonte) e um dos fundadores da Preqaria Cia de Teatro. Nos últimos anos, trabalhou em diversas produções cênicas e cinematográficas mineiras, atuando como ator, produtor, roteirista, câmera e diretor. Além do teatro e do cinema, João Valadares é jornalista e foi diretor de Comunicação da Associação Curta Minas.

CATEGORIA PALCO ADULTO

Darci di Mônaco (Ipatinga/MG)
É um dos expoentes das Artes Cênicas no Vale do Aço, região onde tem o prestígio de ser precursor do teatro profissional. Com 50 anos de carreira e mais de 40 peças no currículo, Darci é fundador do Grupo Cleyde Yáconis. Além da graduação em Pedagogia, cursou a Escola de Artes Dramáticas de São Paulo, onde teve como principais cursos: “Direção Teatral”, com Hamir Haddad; “Teatro do Oprimido”, com Augusto Boal; “Teatro de Rua”, com o Grupo Galpão; “Um mergulho no Teatro Eoropeu”, com Brigitte Bentolila, e “Teatro Físico”, com Sérgio Ferrara. Também atuou como professor na Escola Municipal de Iniciação Teatral 7 de Outubro.

José Lopes Sobrinho (Ipatinga/MG)
Ator, diretor, professor e produtor teatral, José Lopes foi um dos fundadores e presidentes da Associação Teatral de Ipatinga (Asti) e um dos fundadores e diretores da Escola Municipal de Iniciação Teatral 7 de Outubro. Atualmente, é assessor da Coordenadoria de Cultura da Prefeitura de Ipatinga. Em sua carreira profissional, conquistou importantes méritos: prêmio de Melhor Ator do Vale do Aço pelo Grupo de Pesquisa Regional (GPR); troféu de Melhor Ator no 1º Festival de Teatro de Ipatinga (Festi); placa de Honra ao Mérito pelo reconhecimento aos serviços prestados à cultura e a arte na região; além de Melhor Texto Teatral, com a dramaturgia “Toque de Caixa”, pelo Clube de Leitores e Escritores de Ipatinga (Clesi).

Shelmer Gvar (Belo Horizonte/MG)
Atua na área artística como ator, diretor, roteirista, autor, escritor, oficineiro e produtor cultural. Fundou a produtora cultural “Operários da Alma”; foi membro de pesquisa cênica do Núcleo de Estudos Shakesperianos e diretor artístico do Núcleo de Deficientes Visuais da Associação do Desenvolvimento Artístico Cultural para Deficientes de Minas Gerais (ADACD-MG). Elaborou e produziu vários projetos culturais/sociais aprovados e premiados em leis de incentivos e editais.

CATEGORIA INFANTIL

Nazza Amaral (Governador Valadares/MG)
É atriz, diretora e fundadora da Trupe Pitaco e do Grupo Karicatura, além de presidente da Cia de Artes Asa do Invento. Também é coordenadora geral do Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares (Fenta) e diretora de Comunicação da Associação de Teatro Valadarense (ATVA). Possui especialização em Comunicação Empresarial e Institucional e graduação em Comunicação Social.

Rita Knop (Timóteo/MG)
Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, Rita é tem formação como atriz pelo Centro de Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro, e por meio da participação em diversos cursos, com profissionais renomados, dos quais podem ser destacados: Denise Stokolos, Sérgio Brito, Augusto Boal, Amir Haddad, Grupo Galpão, Grupo Ponto de Partida, Gabriel Vilela, e outros. Recebeu a premiação de Melhor Atriz Coadjuvante no VIII Festival de Teatro de Ipatinga (Festi) com a peça: “Se Esta Rua Fosse Minha”, do Grupo Perna de Palco, do qual faz parte desde 1999.

Zarinha Martins (Timóteo/MG)
Conquistou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no V Festival de Teatro de Ipatinga (Festi) com a peça “Jogo de Comprar”, escrita e dirigida por Antônio Guarnieri. Atuou no Grupo de Teatro de Fantachos do Centro de Tradição Mineiro, em Timóteo, dirigido por Cristina Tárcia. Em 1980, participou da Oficina de Teatro do Oprimido, com Augusto Boal. Atualmente, é docente do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário